Minicurso 1: Ensino de Língua Portuguesa em Contextos Multilíngues
Autores: Cristiane
Horst, Angélica Bernardi, Daiana Dall Igna
Nunes, Pâmela K. Balsanello, Stephane Terres
Sanzovo
Horário: 14h - 16h
Resumo:
A partir da compreensão da diversidade linguística, do bilinguismo,
do contato linguístico e da análise do contexto real de atuação
dos professores de língua portuguesa no oeste catarinense,
percebe-se a necessidade de discussões mais aprofundadas envolvendo
o ensino de línguas em contextos de multilinguismo. Nesse sentido,
com base em duas disciplinas que nos instigaram a pensar esse assunto
e, a partir de leituras e debates feitos, desenvolvemos algumas
propostas de atividades práticas, com ênfase no ensino de línguas
e no contato do português com línguas de imigração, uma vez que é
neste contexto que muitos estudantes da UFFS e professores estão
inseridos. Diante disso, este minicurso pretende retomar o aporte
teórico fundador das duas disciplinas, rever conceitos fundamentais,
repensar a prática do professor de língua portuguesa em relação à
diversidade linguística e ao multilinguismo e propor ideias de
atividades que sejam capazes de auxiliar na prática docente no
Ensino Básico.
Palavras-chave:
Diversidade
Linguística. Contextos multilíngues. Prática docente. Ensino
Básico.
Minicurso 2: Círculos de leitura: uma proposta de mediação literária na educação básica
Horário: 16h - 18h
Autor:
Luciano
Melo de Paula
Resumo:
O
minicurso se iniciará com uma reflexão sobre as metodologias,
tempos e espaços destinados ao ensino dos conteúdos de literatura
na educação básica brasileira, como parâmetro para esta primeira
aproximação utilizaremos os documentos oficiais, a pesquisa
acadêmica recente sobre estes temas, bem como os indicadores
quantitativos e qualitativos do nosso sistema educacional. Em
seguida, com o objetivo de construção de contrapontos e
alternativas a este diagnóstico, será apresentado o Círculo
de leitura,
uma proposta metodológica para ação de formação de leitores,
mediação literária e incentivo à leitura na educação básica. O
apoio teórico principal ao nosso trabalho será proporcionado pelas
intervenções de Louise M. Rosenblatt (2002) e Rildo Cosson (2014).
Palavras-chave: Círculos
de leitura. Mediação literária. Ensino de literatura.
Minicurso 3: Es que no me tienen paciencia: algunas pinceladas sobre pronombres átonos en español
Horário: 14h - 16h
Autor:
Santo
Gabriel Vaccaro
Resumen:
El presente curso tiene como objetivo posibilitar que los alumnos que
participan de la actividad se aproximen a la lengua española a
través de algunos conceptos breves de reglas gramaticales que versan
sobre la colocación de pronombres átonos. Tal temática, se cree,
puede resultar o considerarse una suerte de apoyo a los contenidos
brindados en las clases de lengua española en el curso de letras de
nuestra universidad. En este sentido, se recuerda que la colocación
pronominal es uno de los puntos que más dificultades presenta a los
alumnos de español como segunda lengua y en tal entendimiento esta
actividad puede reafirmar e fortalecer conocimientos ya vistos en
diferentes materias de nuestro curso.
Palabras
clave:
Pronombres átonos. Colocación pronominal. San Valentín.
Minicurso 4: Introdução à análise prosódica acústica
Horário: 16h - 18h
Autor:
Aline Peixoto Gravina
Resumo:
Nesse
minicurso serão apresentados conceitos básicos de fonética e os
primeiros passos para uma análise acústica a partir do software
PRAAT. Desenvolvido pela Universidade de Amsterdã no Institute of
Phonetic Sciences pelos pesquisadores Paul Boersma y David
Weenink, o PRAAT é uma ferramenta para análise de voz muito
utilizada em diversos trabalhos linguísticos. A Fonética acústica
é um ramo da Fonética que lida com os aspectos acústicos,
propriedades físicas dos sons da fala. O objetivo desse minicurso
será apresentar noções de elaboração de espectrogramas com
transcrição, concatenação e fragmentação de áudios. Os estudos
acústicos da fala possuem diversas aplicações, tais como síntese
de voz (conversão de texto para fala), reconhecimento de voz
(conversão de fala para texto), compreensão da fala (determinação
do significado da elocução),reconhecimento/identificação de
locutor, codificação de voz a baixas taxas (compressão), dentre
outras possibilidades.
Palavras-chave:
Praat. Prosódia. Fonologia.
Minicurso 5: Escrita criativa
Horário: 16h - 18h
Autores:
Caroline Trevisan, Laura Soares, Evelyn Pereira e Tatiana Alves
Resumo:
Técnicas para a produção de textos ficcionais em diferente gêneros.
Palavras-chave:
escrita, criatividade, ficção
Minicurso 6: Mente, cérebro e língua: uma breve introdução
Horário: 14h - 16h
Autores:
Claudia Finger-Kratochvil; Cíntia Marangoni, Ademir Giraldello,
Rejane Nickel
Resumo:
O minicurso “Mente, cérebro e lingua(gem): uma breve introdução”
tem por objetivo apresentar aos participantes os fundamentos
neurobiopsicológicos da linguagem. Dessa forma, conceitos básicos e
resultados de pesquisas importantes a respeito do tema serão
discutidos de forma a auxiliar a construção de conhecimentos
prévios para futuras leituras em outras áreas como a
psicolinguística (aquisição da linguagem, leitura, aprendizagem de
segundas línguas, entre outras).
Palavras-chave:
Mente. Cérebro. Lingua(gem). Fundamentos. Pscicolinguística.