Conheça os minicursos

Minicurso 1: Ensino de Língua Portuguesa em Contextos Multilíngues 
Horário: 14h - 16h
Autores: Cristiane Horst, Angélica Bernardi, Daiana Dall Igna Nunes, Pâmela K. Balsanello, Stephane Terres Sanzovo

Resumo: A partir da compreensão da diversidade linguística, do bilinguismo, do contato linguístico e da análise do contexto real de atuação dos professores de língua portuguesa no oeste catarinense, percebe-se a necessidade de discussões mais aprofundadas envolvendo o ensino de línguas em contextos de multilinguismo. Nesse sentido, com base em duas disciplinas que nos instigaram a pensar esse assunto e, a partir de leituras e debates feitos, desenvolvemos algumas propostas de atividades práticas, com ênfase no ensino de línguas e no contato do português com línguas de imigração, uma vez que é neste contexto que muitos estudantes da UFFS e professores estão inseridos. Diante disso, este minicurso pretende retomar o aporte teórico fundador das duas disciplinas, rever conceitos fundamentais, repensar a prática do professor de língua portuguesa em relação à diversidade linguística e ao multilinguismo e propor ideias de atividades que sejam capazes de auxiliar na prática docente no Ensino Básico.

Palavras-chave: Diversidade Linguística. Contextos multilíngues. Prática docente. Ensino Básico.


Minicurso 2: Círculos de leitura: uma proposta de mediação literária na educação básica
Horário: 16h - 18h
Autor: Luciano Melo de Paula

Resumo: O minicurso se iniciará com uma reflexão sobre as metodologias, tempos e espaços destinados ao ensino dos conteúdos de literatura na educação básica brasileira, como parâmetro para esta primeira aproximação utilizaremos os documentos oficiais, a pesquisa acadêmica recente sobre estes temas, bem como os indicadores quantitativos e qualitativos do nosso sistema educacional. Em seguida, com o objetivo de construção de contrapontos e alternativas a este diagnóstico, será apresentado o Círculo de leitura, uma proposta metodológica para ação de formação de leitores, mediação literária e incentivo à leitura na educação básica. O apoio teórico principal ao nosso trabalho será proporcionado pelas intervenções de Louise M. Rosenblatt (2002) e Rildo Cosson (2014).

Palavras-chave: rculos de leitura. Mediação literária. Ensino de literatura.


Minicurso 3: Es que no me tienen paciencia: algunas pinceladas sobre pronombres átonos en español
Horário: 14h - 16h
Autor: Santo Gabriel Vaccaro

Resumen: El presente curso tiene como objetivo posibilitar que los alumnos que participan de la actividad se aproximen a la lengua española a través de algunos conceptos breves de reglas gramaticales que versan sobre la colocación de pronombres átonos. Tal temática, se cree, puede resultar o considerarse una suerte de apoyo a los contenidos brindados en las clases de lengua española en el curso de letras de nuestra universidad. En este sentido, se recuerda que la colocación pronominal es uno de los puntos que más dificultades presenta a los alumnos de español como segunda lengua y en tal entendimiento esta actividad puede reafirmar e fortalecer conocimientos ya vistos en diferentes materias de nuestro curso.

Palabras clave: Pronombres átonos. Colocación pronominal. San Valentín.


Minicurso 4: Introdução à análise prosódica acústica
Horário: 16h - 18h
Autor: Aline Peixoto Gravina

Resumo: Nesse minicurso serão apresentados conceitos básicos de fonética e os primeiros passos para uma análise acústica a partir do software PRAAT. Desenvolvido pela Universidade de Amsterdã no Institute of Phonetic Sciences pelos pesquisadores  Paul Boersma y David Weenink, o PRAAT é uma ferramenta para análise de voz muito utilizada em diversos trabalhos linguísticos. A Fonética acústica é um ramo da Fonética que lida com os aspectos acústicos, propriedades físicas dos sons da fala. O objetivo desse minicurso será apresentar noções de elaboração de espectrogramas com transcrição, concatenação e fragmentação de áudios. Os estudos acústicos da fala possuem diversas aplicações, tais como síntese de voz (conversão de texto para fala), reconhecimento de voz (conversão de fala para texto), compreensão da fala (determinação do significado da elocução),reconhecimento/identificação de locutor, codificação de voz a baixas taxas (compressão), dentre outras possibilidades.

Palavras-chave: Praat. Prosódia. Fonologia.


Minicurso 5: Escrita criativa
Horário: 16h - 18h
Autores: Caroline Trevisan, Laura Soares, Evelyn Pereira e Tatiana Alves

Resumo: Técnicas para a produção de textos ficcionais em diferente gêneros.
Palavras-chave: escrita, criatividade, ficção


Minicurso 6: Mente, cérebro e língua: uma breve introdução
Horário: 14h - 16h
Autores: Claudia Finger-Kratochvil; Cíntia Marangoni, Ademir Giraldello, Rejane Nickel

Resumo: O minicurso “Mente, cérebro e lingua(gem): uma breve introdução” tem por objetivo apresentar aos participantes os fundamentos neurobiopsicológicos da linguagem. Dessa forma, conceitos básicos e resultados de pesquisas importantes a respeito do tema serão discutidos de forma a auxiliar a construção de conhecimentos prévios para futuras leituras em outras áreas como a psicolinguística (aquisição da linguagem, leitura, aprendizagem de segundas línguas, entre outras).

Palavras-chave: Mente. Cérebro. Lingua(gem). Fundamentos. Pscicolinguística.